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5 dicas sobre alimentação para aumentar seu desempenho na corrida

A alimentação correta pode aumentar seu desempenho significativamente!

24/6/2020

Se você faz parte do mundo da corrida, provavelmente você sabe que a alimentação correta é uma das coisas mais importantes para ter sucesso na área. Pensando nisso, reunimos dicas sobre como melhorar seus hábitos alimentares para alcançar seus objetivos na corrida.

1. Preste atenção nos carboidratos

2. Fracione as refeições

3. Consuma mel natural

4. Some suas calorias

5. Inclua ovos na dieta!

Consulte um profissional de nutrição

  1. Preste atenção nos carboidratos

Apesar de carboidratos serem sempre associados ao ganho de peso, é importante entender que esse nutriente é o maior responsável pela energia necessária para fazer qualquer tipo de exercício físico.

Com a quantidade correta, além de não engordar, o nutriente ainda retarda a fadiga.

  1. Fracione as refeições

Se você tem o costume de comer uma vez ou duas por dia, está na hora de mudar isso!

Comer grandes quantidades de uma só vez faz com que você tenha um pico de glicose e insulina ao fim do dia. Se você come pequenas porções ao longo do dia, você está permitindo que seu consumo de energia seja constante.

É importante também que essas refeições sejam repletas de comida saudável e que respeite suas necessidades nutricionais. Para isso, é muito importante fazer uma consulta com um profissional de nutrição para saber quais são essas suas necessidades.

  1. Consuma mel natural

Segundo um estudo da Universidade de Memphis nos EUA, na hora de dar um pico de energia durante a corrida o mel é um produto tão bom, ou até melhor, que os géis energéticos, por ser natural.

Ele é basicamente feito de carboidratos, a frutose e a glucose, e por não ter açúcares refinados é absorvido com grande facilidade pelo organismo.

Além de ser uma ótima fonte de energia, o alimento é antioxidante, anti-inflamatório, diurético, combate a anemia e pode ser até como calmante!

PS: se seu objetivo é emagrecer, policie a quantidade de mel que você consumir, pela quantidade de calorias.

  1. Some suas calorias

Como dito, calorias são uma parte muito importante na vida dos corredores.

Se você estiver fazendo uma dieta que contenha uma quantidade baixa de calorias ou não se alimentar suficientemente bem no dia da corrida, é provável que seu desempenho físico seja muito pior do que poderia ser.

  1. Inclua ovos na dieta!

Provavelmente todo mundo conhece aquele estereótipo de atleta “viciado” em ovo. Apesar de muita gente exagerar, existe sim um benefício imenso em comer o alimento.

Comendo apenas um ovo você já consome 10% do que uma pessoa precisa em proteína e aminoácidos no dia. Apesar de isso ser interessante, não é a parte que mais interessa para um corredor.

O que mais interessa é que ele ajuda na recuperação e reparação muscular!

Sem contar que fornece mais ou menos 30% da quantidade recomendada de vitamina K, uma das vitaminas mais importantes na saúde óssea.

Consulte um profissional de nutrição

Como cada corpo é muito diferente, cada pessoa precisa de cuidados individuais e cada uma tem suas próprias necessidades. Por isso é importante se consultar com quem entende do assunto e consegue te dizer exatamente que tipo de dieta é o mais recomendado pra você!


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