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6 erros de iniciantes na corrida

Não importa há quanto tempo você corre, pode ser que você esteja cometendo algum desses erros sem nem saber que é um erro.

08/9/2021

Quando o assunto é corrida, existem muitos erros que podem ser cometidos durante a sua evolução e alguns deles podem ser mais difíceis de superar que outros, existem também os erros que você nem sabia que eram erros e, mesmo já correndo há anos, faz.

Sabemos que se você perguntar pra qualquer pessoa mais experiente no esporte quais erros eles cometiam no começo da prática esportiva, eles vão compartilhar muita coisa interessante. Mas nem sempre temos alguém pra conversar e você não precisa descobrir todos esses erros da forma difícil ou tarde demais.

Lembrando que nem todos os erros da lista estão atrapalhando exclusivamente sua performance, mas também a sua segurança, fator muito importante para qualquer corredor de rua.

Segurança

Sem querer assustar ninguém, mas correr ao ar livre é muitas vezes mais perigoso do que correr em uma esteira em casa ou na academia. Animais, ciclistas, carros, mudanças no clima e outros problemas podem surgir e ameaçar a sua corrida, por isso, é muito importante estar sempre atento ao seu redor. Afinal, correr ao ar livre carrega uma certa responsabilidade.

Aqui vão algumas dicas para aumentar a sua segurança

Fones de ouvido

Se você é um dos corredores que gostam de ouvir música durante a corrida, é recomendado que você coloque fone de ouvido apenas em uma orelha, para conseguir ouvir qualquer barulho estranho antes que seja tarde demais.

 

Roupas

À noite, é imprescindível que o atleta utilize alguma roupa refletiva para que carros e ciclistas possam vê-lo em ruas e estradas mal iluminadas.

Ciclistas

Sempre preste atenção nos ciclistas, assim como com carros, você pode se envolver em algum acidente bem grave com eles. Olhe para os dois lados antes de atravessar uma ciclovia e mesmo nas ruas, preste atenção tanto nos carros quanto nos ciclistas que, às vezes, você nem percebe que estão chegando por estar tão focado nos carros.

Identificação

Sempre que for correr, independentemente do horário ou do lugar, leve algum tipo de identificação com você. Caso tenha medo de levar algum documento oficial na corrida, um documento que já tenha passado da validade faz o serviço. Aliás, existem muitas alternativas de produtos para conseguir guardar coisas importantes durante o treino.

Também é interessante ter sempre informações sobre seu contato de emergência com você, não apenas no celular, mas também em algum papel ou cadernetinha que você possa levar.

Carros

Nunca assuma que o carro vai parar porque “está te vendo”, você não sabe o que está acontecendo dentro do veículo e qualquer distração por conta do motorista pode causar danos irreversíveis. Todos sabem que o motorista deve estar sempre atento, mas, infelizmente, não é o que acontece e é como dizem, melhor prevenir que remediar.

Fazer muito de uma vez

É natural que no começo do exercício físico a sua motivação esteja lá em cima, seja por se imaginar atravessando a linha de chegada da sua primeira maratona ou imaginando o que seus familiares e amigos vão falar ao verem quanto peso você perdeu, ou imaginando a melhora na sua saúde. Porém tome cuidado para que essa animação toda não atrapalhe seus treinos.

Com toda essa animação é muito fácil que um corredor iniciante acabe treinando excessivamente, esse treino pode acabar causando lesões sérias que podem te levar a ficar de molho por meses a fio.

How to Spot the Signs of Overtraining

É difícil impedir que essa motivação momentânea tome conta de você, mas seu corpo com certeza agradecerá por isso ao longo prazo. Para se manter motivado, você pode usar algumas técnicas.

Nutrição incorreta

Apesar da nutrição incorreta não impedir ninguém de correr seus primeiros 5km, ela deixa o exercício físico mais difícil. Desenvolver hábitos saudáveis na alimentação ajuda você a criar energia para sessões de treino mais longas com o tempo.

Lembrando que o planejamento de nutrição varia de corredor para corredor, então não baseie sua dieta em dietas da internet ou na de algum amigo corredor. Caso queira ajuda, considere procurar um nutricionista para montar um plano alimentar para você.

Ignorar o day off

Mesmo parecendo uma perda de tempo para muitos corredores, tirar um dia de descanso é imprescindível para melhorar suas habilidades de corrida. Isso acontece pois quando você faz exercícios físicos, seus músculos sofrem micro lesões. São essas lesões inclusive que provocam fadiga e a dor muscular depois de um treino pesado.

Não se preocupe, essas micro lesões são importantes para crescer, já que seu corpo vai arrumar o estrago tentando dar mais resistência ao músculo, mas ele precisa de um tempo para fazer isso.

Então, respeite o dia de descanso, ele é tão importante quanto o seu treino.

Usar tênis velhos

Caso seus pés começarem a doer depois de um treino, é possível que você esteja precisando comprar um tênis novo. Para ter mais certeza, você pode fazer um teste:

Pegue o tênis pelos dedos e pelo calcanhar e empurre os dois para o centro. Se o tênis se dobrar com muita facilidade, está na hora de comprar um novo tênis.

Outra coisa que pode te ajudar a saber mais ou menos quando trocar de tênis é saber que eles geralmente devem ser trocados quando atingirem entre 500 a 800 quilômetros usados. Sempre observe a sola, se ela estiver gasta, saiba que provavelmente o tênis já perdeu a capacidade de absorver impactos também.

Se comparar com outros corredores

Uma das maiores motivações que um corredor tem é alcançar aos poucos suas metas. Porém, ao ver as metas alcançadas por outras pessoas pode ser que em algum momento você sinta como se suas realizações não fossem tão grandes quanto as de outras pessoas.

Isso é um grande erro, já que se comparar com outras pessoas diminui seu senso de realização e te atras na hora de alcançar suas metas.

Todo corredor já caiu nessa armadilha, porém é importante começar a trabalhar em cima disso para parar antes que essas comparações realmente comessem a afetar seus treinos. Lembre-se sempre que a corrida é uma jornada pessoal e a única pessoa contra quem você devia competir é a sua versão de ontem.


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