Carrinho

Ver iten(s)

Atleta paralímpico realiza palestra motivacional

Trajano Neto é patrocinado pela Ciacool e aceitou fazer uma palestra para as crianças e profissionais da nosso parceiro CACJ

22/11/2021

Nos dias 17 e 18 de novembro o atleta paralímpico Trajano Neto, visitou e conversou com os alunos do Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem (CACJ), em Castro/PR. Com um bate papo bem informal, o atleta contou como perdeu a visão e como encontrou no esporte um novo objetivo para sua vida.

A palestra ocorreu de forma descontraída e os mais de 180 alunos que interagiram com o atleta puderam experimentar um novo sentimento:

A falta de visão.

A forma didática foi para despertar aos alunos que aquilo que é básico para eles, para o Trajano é algo de dificuldade mas não é impossível.

O caminho de casa é uma rotina para todos, segundo o atleta, ele já chegou a se perder no caminho e teve que pedir auxílio ao seu melhor amigo, o smartphone adaptado. “Sempre que a minha mãe e minha irmã estão na minha casa almoçando, elas lavam, secam e sempre peço para não guardar a louça, pois pode ser colocado em outro local e para achar as coisas vai demorar” relatou o atleta. Os mínimos detalhes podem ser significativos para um deficiente visual.

“Pra mim a palestra trouxe um grande exemplo de como podemos ser resilientes e de superarmos nossas fraquezas. Apesar da deficiência visual, ele não desistiu do sonho e, com foco e determinação, destacou-se no meio esportivo” destacou o Instrutor de Informática Luiz Rafael do Prado.  

Certamente a apresentação estimulou os alunos a lutar por seus sonhos e objetivos, mantendo o foco ao invés de desistir apesar de todas as dificuldades que possam enfrentar durante suas vidas, por isso acredito que foi muito significativo”, além dessa, o que mais marcou para o instrutor foi uma outra fala, onde o atleta disse “tive que perder a visão para enxergar com outros olhos”.

Trajano destacou a importância do esporte na sua vida, que o ajudou nesse caminho de superação e aceitação. Hoje, seu trabalho é o esporte e se dedica completamente, seus treinos são rigorosamente cronometrados além de outras atividades que realiza.

Em 2017, na sua primeira competição, ele conquistou um lugar no podium, ficando com 3° lugar no lançamento do dardo. Na sua última competição, no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo ficou em 1° no lançamento de dardo e 2° no arremesso de peso, “nesta competição eu consegui uma nova marca que me mantêm como o segundo melhor do Brasil no lançamento do dardo”, segundo o atleta ele perde apenas para o recordista Brasileiro de Dardo.

Um pouco sobre da história

Há sete anos atrás, Trajano acordou sem a visão de um olho e um ano e meio e várias consultas médicas sem respostas sobre a causa da perda depois, ele amanheceu sem a visão do único olho que ainda tinha. Hoje o atleta convive com a perda total da visão, sem nenhuma sensibilidade a luz. Depois de um tempo com a cegueira, Trajano percebeu que precisava dar um novo sentido para a sua vida e com o esporte viu uma nova oportunidade.

Sobre o CACJ

Combatendo todo tipo de vulnerabilidade social, o CACJ é o Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem e faz parte da Associação de Assistência Social de Castrolanda, em Castro. Desde 1982 o centro trabalha com atendimento às crianças dos bairros circunvizinhos à instituição.

Sem fins lucrativos, a entidade usa de ações socioeducativas para alcançar o objetivo de preservar e o fortalecer vínculos familiares, comunitários e sociais, além de combater o uso de drogas, a fome, os direitos violados, a carência e a negligência entre os jovens da região. Para completar, trabalham também com o fortalecimento da capacidade protetiva das famílias.


Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais:
{/* */}