Carrinho

Ver iten(s)

Como criar metas de corrida

Mantenha-se motivado alcançando metas!

01/9/2021

Uma das coisas mais importantes para um corredor amador é se manter motivado na corrida, nem sempre isso é tão fácil. Preguiça e a falta de tempo são apenas alguns dos obstáculos.

A forma mais eficiente de contornar isso é estabelecendo metas para alcançar, mas o problema é que, muitas vezes, corredores iniciantes estabelecem metas irreais que são praticamente impossíveis de alcançar, se frustram quando isso acontece e muitas vezes desistem do esporte.

Por isso é tão importante saber criar metas que, mesmo ambiciosas, sejam realistas. Separamos aqui um passo a passo de como criar as metas que vão ser estabelecidas no começo da jornada do corredor.

Sumário

Comece devagar. 1

Seja realista. 2

Escolha o objetivo principal 2

Mapeie seu progresso. 3

Saúde em primeiro lugar. 3

Mantenha a responsabilidade. 3

Comece devagar

Como já dito, é muito importante criar metas realistas, por isso, comece sempre com missões pequenas. Por exemplo, pessoas que nunca correram podem começar a introduzir a corrida em sua caminhada com calma.

Praticar caminhadas: conheça os benefícios dessa atividade! - Hotel Fazenda  Vale das Pedras

Comece com uma caminhada e corrida de 30 minutos, alternando 30 segundos correndo e um minuto e meio andando. Você vai perceber com o tempo que correr vai ficando cada vez mais fácil.

Quando você perceber que trinta segundos correndo está fácil, vá aumentando aos poucos o tempo de corrida e diminuindo o tempo de caminhada.

Quando você menos esperar, você vai estar correndo 15 minutos, então 30 minutos, vai conseguir fazer sua primeira corrida de 5km, vai completar a primeira meia maratona até chegar na primeira maratona completa.

Seja realista

Como já dito, nada motiva menos do que você perceber que você não conseguiu alcançar as metas que você mesmo estabeleceu. Por esse motivo é tão importante que você faça metas alcançáveis. Por exemplo, correr duas vezes na semana, perder um quilo na semana, conseguir alcançar o primeiro quilometro corrido sem parar dentro de um mês...

Perceba que as metas são pequenas, mas são essas metas que vão te dar uma sensação de dever cumprido e te deixar animado para ir, aos poucos, aumentando os desafios. Isso fará com que você olhe para a corrida diferente:

Ao invés de apenas um esporte, são objetivos que você é bom em alcançar.

Escolha o objetivo principal

Você começou a correr por quê? O que você deseja lá no futuro?

Corrida Internacional de São Silvestre: História e CuriosidadesVocê quer emagrecer, quer conseguir participar de alguma maratona famosa, quer se tornar um triatleta?

Escolha um objetivo grande que você quer alcançar e planeje os caminhos que você pode tomar para chegar nesse objetivo. Esses objetivos não vão ser alcançados em pouco tempo, mas é para isso que servem os objetivos de curto prazo, como já contei na segunda dica.

Mapeie seu progresso

Além da motivação que as pequenas conquistas te dão, elas ainda servem para você ter uma noção de quanto você está evoluindo. Sempre é muito legal ver a própria evolução dentro de alguma habilidade.

Por isso, certifique-se de que você tem alguma forma de enxergar essa evolução facilmente. Existem aplicativos que ajudam você a arquivar seu progresso para que você saiba os pontos que você deve melhorar e os pontos que já estão ok na sua corrida.

Saúde em primeiro lugar

Antes de começar a fazer rotinas de treino loucas ou dietas sem sentido achando que você vai alcançar patamares altíssimos dentro da corrida em pouco tempo, é bom você se consultar com um médico e um nutricionista.

Caso queira uma ajuda extra, é interessante procurar algum treinador individual para te guiar na jornada.

Mantenha a responsabilidade

De nada adianta criar metas se não vai fazer o possível para alcançá-las. No começo pode ser difícil manter uma rotina de treinos, mas com o tempo vai ficando mais e mais fácil. Chame a responsabilidade para você mesmo e procure mais formas de se manter motivado, pelo menos no início.

A chave para Perseverança - Portal

Se você prestar atenção nessas dicas para criar suas metas sendo um iniciante na corrida, ficará mais fácil de se manter nesse universo maravilhosa que é a corrida.


Compartilhe nas redes sociais: