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Como se manter motivado para correr

Desde entrar em um grupo de corrida até começar a participar de provas, existem várias formas de se manter motivado a treinar.

15/9/2021

Como atletas, é natural que corredores se sintam desmotivados de tempos em tempos, seja por falta de tempo, por desânimo, problemas ou simplesmente preguiça mesmo. Porém é importante manter a rotina para se beneficiar das inúmeras vantagens que esse esporte oferece.

Por isso, é sempre bom pensar em formas de se manter animado para o treino. Separamos algumas dicas de como fazer isso.

Crie metas

Dê alguma recompensa pessoal

Sinta a energia

Deixe a música te levar

Sinta o sol na pele

Escolha seu pace

Misture as coisas

Vista-se de acordo

Entre para o grupo

Entre em competições

Crie uma fã base

Criar listas de desculpas para não treinar naquele dia é mais fácil

Crie metas

É importante que você consiga acompanhar o seu progresso para saber o quanto você está evoluindo e manter a vontade de correr. Só não vale colocar metas impossíveis de serem alcançadas e se frustrar depois de falhar naquela meta.

Comece com coisas fáceis, por exemplo, correr pelo menos duas vezes na semana, quando isso já for uma realidade, comece a aumentar a dificuldade das metas:

Correr mais vezes na mesma semana, começar a correr mais quilômetros em cada treino, diminuir o tempo de uma rota que você já conhece, enfim, existem muitas formas de se desafiar e fazer isso de forma lógica pode te ajudar a se manter focado no esporte.

Dê alguma recompensa pessoal

Desde criança gostamos de receber alguma coisa como reconhecimento do nosso esforço em alguma tarefa, por que parar quando crescemos?

Crie algum sistema para saber quando você merece essa recompensa, por exemplo, toda vez que você conseguir fazer três treinos na semana você merece alguma coisa, seja comer algo que você evita, passar mais tempo dormindo no fim de semana ou até se permitir alguma coisa mais luxuosa como uma massagem.

Lembre-se de manter o sistema bem a vista, para você sempre saber quanto falta até a próxima recompensa.

Sinta a energia

A corrida libera endorfina, um dos hormônios da felicidade. Por conta desse hormônio pessoas que correm podem experimentar picos de felicidade e até ficar eufóricos. Sempre que ficar com preguiça de calçar os tênis e sair, pense na sensação gostosa que você experimenta depois de um treino!

Deixe a música te levar

Nem todo mundo gosta de correr com fones de ouvidos pois se sentem inseguros ou simplesmente gostam de usar o exercício físico para se perder nos próprios pensamentos, mas colocar uma música animada antes de correr pode te animar e oferecer o incentivo que você precisa para sair de casa.

Uma vez fora de casa, você pode escolher se vai continuar a corrida ouvindo música ou sem os fones.

Sinta o sol na pele

Lembre-se de que corrida de rua é uma ótima forma de receber os raios solares necessários para a saúde. Sinta o sol na pele enquanto sente também os níveis de serotonina aumentarem com o tempo, o hormônio liberado nesse caso ajuda a melhorar seu humor, já que diminui os níveis de depressão e ansiedade.

Caso esteja se sentindo para baixo durante o dia, talvez sair para correr seja exatamente o que você precisa.

Escolha seu pace

Nem sempre o treino precisa ser o mais rápido ou o mais longo, às vezes não temos a disposição de fazer isso e a vontade seja simplesmente correr sem se preocupar muito se aquele treino realmente vai te fazer um corredor melhor ou apenas é uma forma de desestressar.

Não importa a forma que você corre, o importante é correr!

Misture as coisas

Correr a mesma rota em todo treino pode ser monótono e te desanimar a sair se exercitar. Experimente mudar a sua rotina de treino algumas vezes, por exemplo, ao invés de correr a rota que você já conhece, tente fazer treinos de sprint, ou seja, correr uma curta distância o mais rápido possível. Isso pode ser feito num parque, na rua ou até mesmo no seu próprio quintal, caso tenha espaço pra isso.

Você também pode intercalar a corrida com outros tipos de exercícios. A musculação, por exemplo é uma ótima forma de evitar lesões e aumentar sua resistência.

Para pessoas que não querem gastar muito dinheiro, para aumentar a resistência sem ser com corrida, há a possibilidade de fazer treinos de pular corda ou até mesmo chamar os amigos para uma partida de Beach Tennis.

Vista-se de acordo

Pode parecer bobagem, mas vestir as suas roupas esportivas que você mais gosta e se sente confiante pode te ajudar nesse problema também.

Ao se sentir bem com a roupa, você tende a querer sair mostrar para outras pessoas o quão bem você está, certo? Com roupas de corrida é a mesma coisa. Com as certas, você se sente “intimado” a sair de casa para que as pessoas te vejam.

Entre para o grupo

No mundo da corrida existe muita gente que prefere correr em grupo, seja por ser mais legal ou mais seguro.

Existem pesquisas que mostram que correr com outras pessoas te motiva já que você faz um compromisso não apenas com você, mas também com o companheiro de corrida. Se você tem problemas em se manter motivado, essa pode ser a estratégia certa para você.

Entre em competições

Para provar tudo o que treinou e aprendeu, é importante ter uma prova, certo?

As maratonas e as provas em geral são uma ótima forma de medir quão bem você está e quanto você está evoluindo, então tente participar de provas. Caso você não possa viajar para participar de uma maratona, você pode participar de corridas virtuais aí na sua cidade mesmo.

Crie uma fã base

Não, ninguém está falando para você virar um corredor famoso para ter motivação para correr.

Porém contar com o apoio de pessoas próximas pode te ajudar muito. Chame essas pessoas para assistir suas corridas, convide-as para correr junto com você, converse com elas sobre o esporte, tente fazer com que as pessoas se sintam parte dessa sua jornada e te ajudem a sempre melhorar.

Criar listas de desculpas para não treinar naquele dia é mais fácil do que criar lista de incentivos para sair correr. Porém as vantagens que a lista de incentivos oferece são geralmente muito maiores.

Se nada disso funcionar e você tiver dinheiro para investir no esporte, experimente procurar um personal para te ajudar na corrida e te manter na linha.


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