Carrinho

Ver iten(s)

Conheça o esporte Beach Tennis

Desde aliviar o stress até aumentar o condicionamento físico e ajudar a emagrecer, o esporte tem crescido no país e o melhor: É fácil jogar!

07/10/2021

Ficando cada vez mais popular, o Beach Tennis não precisa ser jogado na praia em si – apesar do nome. Cidades do litoral e cidades do interior do país estão se rendendo aos benefícios e à diversão que esse esporte proporciona.

É sempre bom reunir os amigos e se divertir, ainda mais no verão e num clima de praia (mesmo estando longe dela), mas a prática do esporte ainda traz muito mais benefícios, além de ser muito fácil de jogar.

Decidimos contar aqui como jogar, quais são as regras, os benefícios e algumas dicas para iniciantes. Vamos lá?

Quais são os benefícios do Beach Tennis?

Como qualquer prática esportiva, o Beach Tennis tem inúmeros benefícios para a sua saúde, mas escolhemos alguns para te contar.

Fortalecimento muscular

Por ser necessário correr bastante atrás da bolinha em um terreno irregular como a areia, as pernas são as mais fortalecidas, porém, os braços e os ombros também são muito utilizados por conta da raquete. Além disso, o core (parte inferior do tronco, como o abdome) é muito exigido para manter o corpo equilibrado no terreno arenoso.

Beach Tennis: esporte que pode ser disputado sozinho ou em dupla - DINO

Queima muitas calorias

Novamente por conta da quadra e movimentação intensa, o exercício favorece o emagrecimento ao queimar muita gordura e gastar muitas calorias. Em média, 500 a 600 calorias são queimadas em uma hora de jogo.

Condicionamento físico

É necessário muito fôlego, muita resistência e muita explosão para poder salta, correr e rebater a bola durante uma partida de Beach Tennis, por isso, o esporte é responsável por aumentar significativamente o condicionamento físico do atleta.

Evita lesões

 A areia da quadra deixa a movimentação um pouco mais pesada e difícil, mas ao mesmo tempo ela amortece o impacto dos saltos e passadas do jogo. Esse amortecimento acaba ajudando a preservar as articulações dos tornozelos, dos joelhos e dos quadris.

Stress

O esporte no geral é uma ótima forma de se desestressar do dia a dia, com o Beach Tennis não poderia ser diferente. Experimente sair com os amigos e jogar uma partida depois de um dia estressante, você vai sair dali mais animado!

Como jogar Beach Tennis?

Apesar de ser parecido com o tênis comum, o Beach Tennis tem algumas regras e alguns equipamentos próprios. Por isso é importante se atentar a essas diferenças antes de começar a jogar.

Quadra

A quadra é em formato retangular, com 16 metros de comprimento. Sobre a largura, depende da quantidade de pessoas jogando:

Se a partida for disputada em duplas a largura é de 8 metros, se for individual a quadra fica com 4,5 metros de largura.

Em outras categorias de tênis a rede fica encostada no chão, diferentemente do BT. No Beach, a rede fica numa altura de 1,7 metros e não tem uma altura diferente no centro como acontece na grama ou no piso.

Não é recomendado utilizar uma rede de vôlei de praia por conta do tamanho dos furos da mesma, já que há chances de a bolinha passar pelo meio deles. Pra isso existe uma rede especial para o esporte. Porém, vamos combinar, caso só tenha uma rede de vôlei de praia disponível, você não vai deixar de se divertir por causa disso, né?

Pontuação

Parecido com o tênis de quadra, a pontuação segue a escala de 15, 30, 40 e game. Ou seja, o primeiro ponto vale 15, o segundo vale 30, o terceiro vale 40 e o quarto já é o ponto vencedor e, ao contrário do tênis de quadra, quando o jogo está empatado em 40, não existe vantagem para ninguém, quem fizer o próximo ponto ganha o game.

Nos jogos de time individual o jogo termina quando alguém ganha seis games, porém, o esporte tem o famoso “vai a dois”, isso significa que para ganhar a partida é necessário que o vencedor tenha dois pontos a mais que o adversário.

Então quando a partida está 5 a 5, um dos jogadores deve ganhar dois jogos para que o jogo termine em 7 a 5. Contudo, caso a partida vá de 6 a 5 para 6 a 6, acontece o tie-break, que vai definir o vencedor.

No caso de partidas jogadas em dupla a forma de pontuação é a mesma, mas ao invés de seis games são nove. Nesse caso, o tie-break acontece quando a partida estiver em 9 a 9.

O tie-break é um “set” que tem uma pontuação diferente:

Ao invés de 15, 30, 40 e game, os pontos são contados um por um e ganha quem fizer sete pontos primeiro, com vantagem de dois pontos do adversário.

Saque

Para começar, no esporte em questão não existe falta na hora do saque, se você errar, o ponto é do adversário. Além disso, se a bola tocar a rede antes de passar para o lado adversário o jogo continua normalmente.

Outra coisa diferente é que o sacador pode escolher qualquer lugar do fundo da quadra para sacar, a única coisa que se deve tomar cuidado é que ele não pode pisar na linha ao sacar.

Para completar, o saque pode ser feito por cima ou por baixo, com uma exceção:

Em jogos de dupla mista, o homem deve sempre sacar por baixo.

Jogo

Apesar dessa parte ser muito intuitiva, vou precisar falar:

O jogo consiste em passar a bolinha de um lado da rede para o outro sem que ela caia no chão.

Qual é o equipamento do Beach Tennis?

Para jogar, é necessário ter uma rede, as raquetes para cada jogador e uma bolinha. Para demarcar a quadra, é possível usar cordas ou então desenhar as linhas com os pés ou um graveto, dependendo do local.

Em algumas cidades, existem também opções de quadras que podem ser alugadas por hora ou por dia.

Dicas para jogar Beach Tennis

Para terminar, separamos algumas dicas para iniciar a prática.

Raquete

É importante que a raquete esteja sempre no alto. Isso vai te ajudar a reagir melhor tanto no ataque quanto na defesa.

No começo existe um pequeno desconforto em conseguir manter a raquete assim por tanto tempo, mas depois que você percebe quão mais fácil fica jogar com a raquete nessa posição e todos os benefícios que esse esforço oferece, você nunca mais vai querer abaixá-la.

Pés

Para ficar mais fácil se locomover em uma quadra de areia, é importante que você se mantenha em constante movimento ao invés de fincar os pés na areia e ficar parado esperando a bola passar para o seu lado para só então começar a se locomover. É exatamente por conta dessa movimentação constante numa superfície de areia que faz com que o Beach Tennis seja uma opção tão forte para quem quer queimar gorduras e calorias.

Então, tente sempre se locomover saltitando levemente na ponta dos pés e jamais finque os pés na areia.

Acertos

Para começar, tente simplesmente fazer com que a bolinha passe para o outro lado da rede. Com o tempo, você vai ter mais habilidade para controlar onde vai jogar a bolinha, quão rente à rede isso vai acontecer, qual é a velocidade... até que você chegue ao nível de alguém que sabe controlar praticamente qualquer aspecto do jogo.

Por isso sempre lembre: comece simples e vá aprendendo novos movimentos com o tempo, afinal, mais vale um pontinho feio do que um erro bonito!

Bora lá?

Agora que você já sabe as regras, os benefícios, os equipamentos necessários e já tem algumas dicas para começar, você está pronto para sair jogar esse esporte que tanto tem crescido ultimamente!


Compartilhe nas redes sociais: