Carrinho

Ver iten(s)

Como funciona uma corrida virtual?

Você conhece essa nova modalidade de corrida?

12/8/2020

Talvez você já tenha ouvido sobre as corridas virtuais, uma nova modalidade de corrida que qualquer pessoa disposta pode participar, e o melhor: de onde estiverem. Você entende como essas corridas funcionam?

Se não, leia esse artigo e entenda.

O que são as corridas virtuais?

As corridas virtuais são corridas onde o atleta não precisa se locomover até o local da prova, economizando assim tempo e dinheiro. Os organizadores determinam em quanto tempo você pode completar a prova, quais são as distâncias disponíveis naquele evento, as regras em geral e disponibilizam tudo para os atletas interessados.

Depois de cadastrados, os atletas podem correr a distância determinada em qualquer lugar que quiser. Muitas corridas virtuais permitem que você complete a prova em vários dias, outras exigem que você corra tudo de uma vez, assim como acontece nas maratonas convencionais.

Como eles monitoram quem completou ou não a prova?

Você pode estar se perguntando como eles fazem pra monitorar quem completou a corrida pra que não deem medalhas para pessoas que passaram o dia no sofá, certo?

Nem todos os eventos de corrida de rua se preocupam muito com isso, alguns simplesmente confiam na palavra do atleta, mas outros vão um pouco mais além.

Para isso, os organizadores usam aplicativos de monitoramento de corrida. Ou seja, você baixa um aplicativo que monitora sua corrida, faz a sua parte e depois de completar a prova, tira uma foto da tela do celular, contendo o tempo de corrida e a distância que você percorreu. Algumas organizações pedem o histórico de corrida do atleta para ver se o tempo é possível, se o atleta não fraudou o evento de alguma forma. Ah, o monitoramento pode ser feito com o relógio com GPS também.

Se você tiver feito tudo certinho, você está pronto para a próxima etapa.

O prêmio

Esse novo método de corrida é tão oficial que você ganha até medalha pela participação!

No momento da inscrição, você escolhe o kit e a medalha que você quer receber caso complete a corrida. Depois de mandar seus dados de distância e tempo, os organizadores analisam tudo e, se for o caso, mandam tudo diretamente pra você. Algumas corridas permitem até que você personalize a medalha antes de receber.

Mas quais são os benefícios?

Algumas pessoas não entendem muito bem porquê participar de alguma corrida desse tipo, mas existem benefícios, inclusive inclusão!

Uma coisa legal é que a pessoa não precisa se locomover até uma outra cidade, economizando assim em transporte, hospedagem, alimentação e tudo o que você já é acostumado a incluir em qualquer viagem que faça.

Não precisando gastar com essas coisas, muito mais pessoas tem a oportunidade de participar das corridas. Em 2018, aconteceu a London Marathon Challenge 2018, uma corrida virtual que arrecadava fundos para uma ONG que visa promover assistência médica e qualidade de vida às pessoas que sofrem de eczema. Imagine quanto mais ela arrecadou do que se ela tivesse que criar uma super estrutura e muitas pessoas não pudessem participar por não ter dinheiro ou tempo para viajar?

Mesmo para quem consegue participar das maratonas presenciais as corridas virtuais oferecem um certo benefício:

Você pode usar dessas corridas virtuais para treinar para a maratona presencial que seja a sua meta!

Como posso saber quais corridas virtuais acontecerão?

Para ficar por dentro das corridas virtuais que estão por vir, uma rápida pesquisa no Google resolve, mas já fizemos esse trabalho pra você. 😉

Alguns sites de calendário de corrida de rua são:

Ticket Agora

Minhas Inscrições

Chelso

I Running

               

É só clicar no link, escolher alguma corrida, se cadastrar e você está pronto para correr! Mas preste atenção, nem todas as corridas dos sites mencionados são corridas virtuais!


Compartilhe nas redes sociais: