Carrinho

Ver iten(s)

Cuidados com a pele durante a corrida

Os cuidados com a pele são muito importantes para nós, corredores.

19/8/2020

Por estarmos constantemente expostos ao sol, os corredores de rua precisam tomar alguns cuidados com a pele tanto no inverno como, principalmente, no verão.

Sem esses cuidados, estamos sujeitos não apenas a um envelhecimento precoce da pele como também, em casos mais extremos, ao câncer de pele. Mas não se assuste, com os cuidados certos você consegue evitar tudo isso.

Listamos algumas dicas de como cuidar da pele durante a corrida.

1 – Protetor Solar

Mesmo se você estiver usando camisetas que contam com proteção UV, o protetor solar é o item básico para qualquer pessoa que passe muito tempo ao ar livre e isso todo mundo já sabe, mas você sabia que o protetor solar também é importante em exercícios indoor?

A luz ambiente, ou seja, a luz de academias e qualquer ambiente fechado, pode provocar manchas na pele, queimaduras e envelhecimento precoce. O risco é muito menor que se expor ao sol, claro, porém muitas pessoas não se cuidam nesses ambientes por não saberem disso.

Ou seja, vai correr ao ar livre ou na esteira?

Use sempre o protetor, aliás, não apenas quando vai fazer exercícios, mas no dia a dia também.

Outra dica é: invista em protetores à prova d’água. Como na hora da atividade física você libera muito suor, sem um protetor que aguente a umidade você acabará desprotegido.

Há vários tipos de protetor solar no mercado e cada um é recomendado para uma pele e/ou objetivo diferente, o protetor feito especialmente para evitar o envelhecimento precoce não é mesmo que o protetor que pode ajudar com a oleosidade da pele, por exemplo. Com uma consulta na dermatologista você descobre qual é o protetor solar ideal para sua pele e suas necessidades.

2 – Vestuário e Acessórios

Além do protetor solar, existem algumas peças de roupa que oferecem mais proteção aos raios solares que outras. Para uma proteção maior, procure vestuários e acessórios com proteção UV, um bom exemplo disso é o manguito.

A propriedade de proteção UV em roupas garante o bloqueio de mais de 98% da radiação solar, e como algumas são feitas com fios à base de dióxido de titânio, aumenta também a proteção contra raios ultravioleta.

Lembre-se que isso não significa que você deva esquecer o protetor solar.

Outras peças que ajudam e muito são as viseiras e os bonés, sem contar nas luvas de corrida para proteger as mãos. Esses acessórios ajudam e muito na hora de proteger a pele contra os raios fortes.

3 – Horários

Se atente nos horários!

Caso você seja um corredor matutino, os cuidados antes da corrida são diferentes dos cuidados que você deve ter antes de correr caso for um corredor noturno.

  • Para quem corre de manhã:
    Antes do treino, lave seu rosto com um sabonete neutro ou especial para seu rosto (uma visita ao dermatologista pode te ajudar nisso também) já que é normal passar produtos na pele antes de ir dormir e esses produtos podem manchar caso expostos à luz solar. Depois disso, passe um hidratante e apenas depois disso passe o famoso filtro solar.
    Depois do treino, lave seu rosto novamente, hidrate e passe novamente o filtro solar, dessa vez para manter a proteção durante o dia a dia.

  • Para quem corre a noite:
    Pessoas que correm nesse horário também devem tomar cuidado com a limpeza da pele antes de praticar sua atividade física. A maquiagem do dia deve ser removida para melhor respiração da pele durante o exercício. O protetor solar é dispensável, caso você corra a noite mesmo e não no fim da tarde, porém não abra mão de um hidratante.
    Depois do treino, lave novamente o rosto e passe o hidratante. Após isto, faça seu procedimento de skincare normal.

Pessoas que fazem tratamentos dermatológicos podem precisar de alguns cuidados diferentes. Para saber mais sobre isso, o ideal é marcar uma consulta com um especialista.

4 – Produtos antioxidantes

Os produtos antioxidantes, como a vitamina C, ajudam criando uma barreira a mais contra os raios solares, sem contar que criam também uma barreira contra a poluição na pele. Esses produtos combatem os radicais livres na pele, que são os responsáveis pela oxidação das células, cujo resultado são os sinais de idade na pele, como por exemplo as rugas.

É recomendado passar o antioxidante antes do protetor solar. 

Agora que você já conhece algumas dicas de como cuidar da sua pele enquanto pratica a corrida de rua, o ideal é marcar uma consulta com a dermatologista para que o especialista possa te ajudar recomendando os produtos certos para sua pele.

Para cuidar da sua pele, temos várias opções de viseira. clique aqui!


Compartilhe nas redes sociais: