Carrinho

Ver iten(s)

O nutricionista é, provavelmente, o melhor amigo do corredor

Você sabe os benefícios que uma visita ao nutricionista tem?

31/8/2020

                Todo mundo sabe que uma boa alimentação é importante para pessoas que querem alcançar suas metas no mundo da corrida, mas, com tanta informação sobre o assunto na internet, qual é a importância de procurar um nutricionista?

  • Por que a alimentação é tão importante para um corredor?
  • Qual é o papel do nutricionista nisso tudo?
  • Concluindo...

Por que a alimentação é tão importante para um corredor?

                A corrida é um esporte que, como muitos outros, exige muito esforço e muita energia do praticante. Com todo esse esforço, nosso corpo exige uma alimentação saudável para evitar as lesões ou a baixa imunidade por conta dos nutrientes que podem faltar depois de um treino pesado.

                Existem três tipos de alimentos importantes para o ser humano em geral:

  • Os carboidratos: são os alimentos que dão energia.
  • As proteínas: ajudam na reparação e manutenção dos músculos.
  • As gorduras: auxiliam na criação de hormônios que podem ajudar.

                Com certeza você percebeu que os três grupos de alimento fornecem coisas muito importantes para qualquer atleta, correto?

                Provavelmente você já pesquisou sobre alimentos na internet e achou muita informação sobre eles também. Então, por que você deveria fazer uma visita ao nutricionista sendo que você já tem toda a informação que necessita na internet?

                Não se engane, tem muita coisa que você não sabe mas que um profissional pode te ajudar.

Qual é o papel do nutricionista nisso tudo?

                Por mais cuidadoso que você seja, sem o estudo e a formação correta você pode cair com facilidade nas famosas fake news sobre a nutrição esportiva, na verdade, sobre qualquer tipo de nutrição. Consuma a maior quantidade de informação da internet mas, sempre que puder, confirme com um nutricionista se aquilo é verdadeiro ou não.

                Outra coisa muito importante que você deve prestar atenção é que cada corpo humano é diferente e que cada um necessita de uma dieta diferente para aproveitar ao máximo os benefícios de uma alimentação saudável.

                Um corredor iniciante, por exemplo, não vai comer exatamente a mesma coisa que um corredor profissional. Sem contar que muitos alimentos que você acha que são ruins podem ter benefícios para a saúde que você nem imagina e parou de comer, mesmo gostando muito, pra nada.

                A quantidade de comida também pode ir alterando ao longo do tempo e você só vai saber isso com o monitoramento individual de um nutricionista.

                A alimentação ainda pode mudar conforme os objetivos de cada atleta, se seu objetivo é apenas emagrecer praticando corrida, sua alimentação provavelmente será diferente de alguém que pratica o esporte para se superar a cada prova. O que não falta são exemplos do porquê é tão importante o acompanhamento nutricional feito por um profissional.

                Para corredores iniciantes, a visita é mais importante ainda, tanto para fazer uma avaliação pessoal quanto para não cometer erros de iniciantes comuns, como não se alimentar de forma correta antes e depois dos treinos ou não saber quais alimentos realmente são bons ou ruins para corredores.

                Para os mais experientes, a nutrição continua importante para saber como aumentar o seu rendimento durante a prática da atividade física. Uma das técnicas que você pode adquirir é ensinar o seu corpo a absorver melhor os carboidratos que você consome, para te dar mais energia, melhorar o ritmo e diminuir a fadiga.

Concluindo...

                ... motivos para levar um profissional em nutrição a sério não falta, então, nesse dia do nutricionista pedimos para que, se você puder, visite um profissional para melhorar seu rendimento e evitar problemas futuros. 😉


Compartilhe nas redes sociais: