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Exercícios que complementam a corrida

Além de evitar a flacidez e a fadiga muscular, fazer algum desses exercícios pode evitar lesões.

06/11/2020

Sendo considerada um esporte muito exigente para quem a pratica, é muito importante que o atleta pratique atividades para complementar a corrida. Principalmente para fortalecer ainda mais as pernas, que são a parte do corpo que mais são exigidos.

Praticar essas atividades pode te ajudar de várias formas, entre elas evitar a flacidez no corpo causado pelo alto impacto da atividade, diminuir a fadiga muscular e, principalmente, evitar lesões.

Aliás, se engana quem acha que o fortalecimento muscular de um corredor deva se limitar às pernas. Ter braços fortes podem te ajudar a aumentar a sua performance.

Nesse artigo vamos conversar sobre exercícios que podem te ajudar com isso.

1.      Musculação

2.      Natação

3.      Treino Funcional

4.      CrossFit

5.      Yoga

6.      Pular Corda

Não é necessário fazer todos esses exercícios

  1. Musculação

A primeira atividade física que vamos recomendar é a mais óbvia:

A musculação. Como dito no começo do artigo, uma das coisas mais importantes é criar músculos para evitar lesões. Além de fortalecer os músculos, a musculação te deixa mais resistente à fadiga muscular.

  1. Natação

A natação é um ótimo exercício para aumentar sua resistência respiratória, e, além de ajudar a relaxar os músculos, ainda faz um ótimo trabalho de fortalecimento nos mesmos.

  1. Treino Funcional

Para quem não quer gastar com as atividades complementares, uma boa alternativa é o treino funcional. Esse tipo de atividade não necessita de nenhum tipo de acessório além do seu próprio corpo e ainda ocupa pouco espaço.

Aumenta a condição física e a força muscular utilizando apenas movimentos comuns do dia a dia, como, por exemplo, o agachamento, que simula uma pessoa sentando.

  1. CrossFit

É uma das atividades que mais tem adeptos pelo mundo todo, por ser complexo e mostrar resultados relativamente rápidos. Isso é possível por conta dos exercícios que misturam treinos de força e de resistência. Ou seja, ao mesmo tempo que a atividade fortalece os músculos, ela também trabalha com a função cardiorrespiratória!

  1. Yoga

Pode soar meio estranho para algumas pessoas ler que o yoga é um ótimo complemento para praticamente todo exercício físico, e isso inclui a corrida.

Como um esporte que é praticado no lugar pode ajudar uma pessoa que gosta de correr?

O yoga combina o alongamento, o fortalecimento muscular e ajuda o corredor a conquistar uma postura correta, impedindo algumas dores que o atleta poderia acabar tendo por conta do desequilíbrio corporal.

Além disso, o yoga ainda melhora sua saúde mental.

  1. Pular Corda

falamos aqui no blog sobre como pular corda pode te ajudar a ficar melhor na corrida, mas é sempre bom reforçar.

A prática tem muitos benefícios, mas um dos mais interessante para quem corre é o fato de que ela tonifica praticamente o corpo todo, aumenta a agilidade, a coordenação, o equilíbrio e por mexer com os batimentos cardíacos ainda melhora a saúde cardiovascular, o que é importante para melhorar a circulação do oxigênio no corpo.

Não é necessário fazer todos esses exercícios

Escolha um dos exercícios que caiba no seu bolso e alterne com a corrida, nunca se esqueça de fazer algum tipo de acompanhamento profissional para evitar lesões e problema a longo prazo!

E aí, você pratica algum exercício que poderia entrar nessa lista para ajudar outros corredores?


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