Carrinho

Ver iten(s)

Importância do Day Off

O chamado overtraining pode ser evitado pelo descanso.

05/10/2020

Por mais irônico que pareça, parar de correr te faz correr melhor. Claro que não estamos falando de parar totalmente, estamos falando do “day off” ou, em português, o “dia de folga”.

Nesse artigo vamos falar porquê essa prática é tão importante e pode te ajudar a ser um atleta melhor.

Por que o descanso é tão importante na corrida?

Como implantar a prática

Sintomas

Não importa qual é seu objetivo...

Por que o descanso é tão importante na corrida?

Quando treinamos, nada mais estamos fazendo do que destruindo fibra muscular para que o corpo substitua essa musculatura por uma versão mais forte dela. Mas o que acontece quando não damos tempo pro corpo regenerar essas lesões, ou como também é chamado, ignoramos o período de supercompensação?

Quando você não dá esse tempo para seu corpo, ele começa a parar de reagir aos treinos e você para de evoluir. Esse fenômeno é chamado de overtraining.

Como implantar a prática

Quando falamos sobre um day off, não estamos necessariamente falando sobre parar totalmente de se exercitar por um grande período de tempo. É possível, durante esse tempo de descanso, focar em outras partes do corpo como os membros superiores, ou fazer um treino regenerativo.

Mas existem formas mais “extremas” de descansar o corpo, como por exemplo se exercitar intensamente por algumas semanas e tirar a semana seguinte inteira fazendo treinos leves.

Para saber qual é o melhor tipo de descanso para seu corpo e seu objetivo, é interessante você entrar em contato com um profissional de educação física!

Sintomas

Há alguns sintomas para saber se você está em overtraining e precisa de um descanso.

  • Dores musculares
  • Irritabilidade
  • Mudanças de humor
  • Desânimo
  • Dificuldade na hora de se concentrar
  • Piora na qualidade de sono
  • Dor de cabeça
  • Queda na performance

Caso esteja sentindo esses sintomas, está na hora de descansar ou se atentar na sua alimentação, já que ela também é uma parte muito importante para combater esse problema.

Não importa qual é seu objetivo...

... tomar cuidado para que seu corpo tenha uma boa recuperação das atividades física é uma parte importante de toda forma. Qualquer atleta, seja de corrida ou não, precisa de tempo para se recuperar e evoluir!


Compartilhe nas redes sociais: