.
Se engana quem acha que a meditação se resume a ficar parado tentando não pensar. Algumas pessoas aderiram à técnica de meditação enquanto corre, seja por ser o momento que melhor consegue se concentrar ou ser o único momento livre dentro de uma rotina cheia e estressante.
Mas como funciona a meditação com corrida?
Focar na respiração, na pisada, em como o seu corpo está reagindo ao exercício físico são formas de meditação já que você está esvaziando sua mente de todos os problemas cotidianos e focando no presente, no aqui e no agora.
Tentar resolver problemas causa um certo estresse e cansaço, se liberar desses pensamentos por um tempo ajuda a liberar esse estresse. Provavelmente você já medita em certo nível enquanto se exercita. Você presta mais atenção no que está acontecendo a sua volta ao invés de ficar pensando e repensando nos problemas que você pode estar passando.
Para tentar explicar melhor, foi isso que a Monja Coen, a líder do zen-budismo no brasil e praticante da corrida de rua, falou em uma entrevista sobre o assunto:
“A atenção fica no presente, na respiração, na pisada. E ser zen é isso; é estar presente, ativo, compromissado. Assim como o corredor que vai fazer uma maratona, a meditação exige disciplina diária, paciência, persistência. O correr zen é observar a sua respiração, os movimentos do seu corpo, o pulsar ritmado do seu coração, é sentir a brisa, observar o nascer-do-sol, o canto dos pássaros, as folhas caindo das árvores. Essa é uma forma de meditação em movimento.”
Não exatamente exclusivos, todo mundo pode usufruir desses benefícios, porém, são muito importantes para pessoas que praticam algum esporte.
Dar atenção ao seu corpo e a como ele está se comportando durante a corrida pode te ajudar a descobrir seus limites reais, já que o que te faz parar antes do tempo geralmente é sua mente achando que você não aguenta mais.
Pare um pouco de pensar que não consegue mais continuar e preste atenção na dor física que você está sentindo:
Ela realmente está tão insuportável assim ou é apenas tua mente te fazendo acreditar que está doendo muito?
Além disso, essa atenção extra dada ao seu corpo e aos seus movimentos, podem te fazer perceber caso esteja fazendo alguma coisa errada e evitar lesões!