Carrinho

Ver iten(s)

O que é a baropodometria?

Importante para corredores, a baropodometria te ajuda a conhecer melhor sua pisada

08/7/2020

É possível que você já tenha ouvido sobre a baropodometria, mas, se você está lendo esse post, é possível que você não saiba exatamente o que é ou como funciona. A gente vai explicar, só acompanhar!

  1. O que é?
  2. Como funciona?
  3. Pisada supinada, neutra ou pronada?
  1. Importância de saber isso

O que é?

A baropodometria nada mais é do que o mapeamento da sua pisada.

Como funciona?

O exame é feito da seguinte forma:

Você caminha sobre um tapete de borracha que vai absorver o impacto da sua pisada e conseguir desenhar, no computador, as áreas da planta do pé que você mais usa enquanto se locomove.

Com isso, o ortopedista pode conferir se você tem a pisada supinada, neutra ou pronada.

Pisada supinada, neutra ou pronada?

Feito o teste, vem a parte importante. Qual é o seu tipo de pisada? Por mais imperceptível que as diferenças entre elas sejam, saber isso pode fazer toa a diferença.

Pisada Supinada

Quando a cavidade do seu pé é muito funda, a sua pisada é chamada de supinada. Esse tipo de pisada provoca um impacto maior na parte externa da planta do pé e fazer com que seu tornozelo fique levemente curvado para fora.

Pisada Neutra

É a pisada normal, se você tem esse tipo de pisada, todo o seu peso corporal é distribuído de forma igual por toda área da planta do pé.

Pisada Pronada

Nessa pisada o pé é chato, ou seja, a cavidade do pé é muito rasa. Quem tem esse tipo de pé sente muito mais impacto na parte interna do pé

Importância de saber isso

Agora que você já sabe como funciona a baropodometria e como ela é feita, você deve estar se perguntando pra que isso é importante para um corredor.

O teste é importante para que você saiba qual tênis é o certo pra você. Fazendo o teste, o médico já pode te instruir se você precisa de um tênis mais macio nas laterais, ou justamente mais duro por causa da sua pisada.

Depois dessa explicação, corre no ortopedista ver qual é seu tipo de pisada pra poder comprar o tênis certo que vai te ajudar a evitar lesões.


Compartilhe nas redes sociais: