Carrinho

Ver iten(s)

Passos essenciais para hidratação

Para se manter hidratado, é necessário prestar atenção em algumas coisas

01/7/2020

Esqueça a estratégia de beber muita água só no dia da prova para tentar se manter hidratado, a única coisa que você vai conseguir com isso é precisar ir no banheiro durante a corrida ou ter um desconforto gastrointestinal.

Se hidratar é importante a todo momento, já que boa parte das reações químicas do nosso corpo precisa do líquido para acontecerem.

Há, porém, algumas dicas de como se hidratar antes de uma prova para aproveitar todos os benefícios da água.

Durante a preparação

No dia da corrida

Durante a prova

Água ou isotônicos?

Frutas ajudam?

Desacelere pra tomar!

Hidrate-se

Durante a preparação

Não existe nenhuma recomendação específica sobre a hidratação durante seus treinos para as provas, porém é importante que durante o dia a dia você beba o equivalente ao seu peso vezes 0.035 (35 ml por quilo), ou seja, uma pessoa que pesa 70kg precisa de, aproximadamente, dois litros e meio de água por dia.

Mas não exagere na quantidade de água por dia porque, como tudo na vida, o exagero faz mal também!

Preste atenção na cor da sua urina, se ela estiver praticamente incolor é porque você está hidratado. Tente distribuir a quantidade de água certa durante o dia inteiro pra não acabar tomando demais ou de menos.

No dia da corrida

Como dissemos, não adianta tomar litros de água no dia da corrida achando que isso vai te hidratar o suficiente, a hidratação correta toma tempo e deve ser contínua.

No dia anterior à prova, é recomendado tomar meio litro de água antes de ir dormir e no mínimo mais meio litro na manhã seguinte. Mais ou menos uma hora antes de dar a largada, é interessante tomar algo entre meio litro ou um litro inteiro.

Durante a prova

Qual é a quantidade certa de água que deve ser tomada durante a corrida? Segundo estudos do American College of Sport Medicine, o corpo não deve perder, em água, mais de 2% da massa corporal.

Como não é possível calcular isso durante o exercício sem a ajuda de um profissional, chegou-se à conclusão de que entre 400ml e 800ml por hora é uma boa quantia.

Água ou isotônicos?

Quando você faz exercícios por um longo período de tempo, ocorrem desequilíbrios com alguns sais minerais como o sódio, por exemplo. Nesses casos, é importante a reposição feita com isotônicos. Essa reposição deve ser feita em exercícios que excedam uma hora.

Caso seu treino ou sua corrida tenha menos de uma hora, tomar água basta!

É importante dizer que antes de fazer uso de qualquer tipo de isotônico é recomendado fazer uma checagem com o nutricionista, para receber uma autorização, já que o consumo irresponsável pode dar várias complicações a longo prazo.

Frutas ajudam?

Sim, porém NÃO substituem a água.

O abacaxi, o melão o morango e a melancia são algumas frutas que contém muita água na composição. Elas podem ser usadas como coadjuvantes na hora da hidratação, mas como já dito, elas não servem como substituto da água.

Desacelere pra tomar!

Quando for se hidratar enquanto corre é bom você dar uma desacelerada para poder acalmar um pouco a respiração e evitar acidentes como se afogar. Mas atenção, não pare totalmente de correr porque o os sistemas cardiorrespiratório, neuromuscular e o sistema nervoso central precisam se manter ativos durante toda a corrida!

Hidrate-se

A desidratação pode causar inchaço, confusão mental, fraqueza, tontura e, em casos extremos, coma e até mesmo a morte!

Tomando a quantidade certa de água por dia, tudo isso pode ser evitado, cuide-se!


Compartilhe nas redes sociais: