Carrinho

Ver iten(s)

Como escolher o tênis de corrida certo?

Os calçados esportivos são um item de extrema importância para evitar lesões

22/7/2020

O tênis é um acessório muito importante para o corredor e se a escolha do calçado for errada, você está sujeito a lesões que poderiam ser facilmente evitadas!

Preparamos algumas dicas de como escolher da forma correta.

Consulte um especialista

Como basicamente tudo que envolve o esporte, uma coisa muito importante a se fazer é se consultar com algum profissional que pode te ajudar a fazer as coisas da forma correta.

Nesse caso, é importante fazer uma consulta com um ortopedista para que ele possa fazer uma baropodometria, assim, você terá uma ideia melhor de qual tênis é mais recomendado para você.

Vamos lá?

Primeira parte - Calcanhar

Na hora de escolher, o calcanhar deve receber muita atenção, é ele que vai receber boa parte do impacto durante o treino e, se ele não estiver confortável, as chances de você se sentir desconfortável ou sofrer lesões são maiores.

O calcanhar deve estar encaixado e confortável, nunca apertado. Faça um teste, para você saber se o tênis está certo no calcanhar, tente deslizar o pé para fora com os cadarços no lugar, porém sem estarem amarrados. Caso seja possível, o tênis está certo.

Deve haver um certo espaço de movimento do calcanhar dentro do tênis, mas preste muita atenção na hora de experimentar:

Se o tênis estiver desconfortável já na loja, mesmo que seja coisa mínima, procure um tênis que encaixe melhor, pois aquele desconforto com certeza aumentará durante a corrida.

Segunda parte - Peito do pé

Na parte do peito do pé, não deve haver pressão. Se a parte superior estiver apertado, melhor procurar melhor. Porém, se todos os aspectos do tênis estiverem de acordo com nossas dicas e apenas a parte de cima estiver desconfortável, é possível testar novas formas de amarrar o tênis antes de partir pra próxima opção!

Terceira parte – Laterais do pé

Para saber se a largura é o certo, há algumas dicas. O pé deve ter espaço o suficiente para se mover para o lado na parte da frente do tênis, porém, quando você movimenta o pé, você não deve sentir a borda da palmilha.

Para saber se o tênis é muito estreito, preste atenção no dedinho do seu pé, se ele estiver tocando a borda da palmilha, está na hora de pular pro próximo.

Quarta parte – Dedos

Entre o bico do tênis e o maior dedo do seu pé (não estamos falando do dedão, nem sempre ele é o dedo mais comprido), você deve observar se tem o espaço de um polegar, esse espaço servirá para que o tênis não fique apertado devido ao inchaço natural dos pés durante a corrida.

Os dedos precisam também de espaço para se moverem pra cima sem problema.

Quinta parte – Flexibilidade

Segurando o tênis pelo calcanhar, pressione a ponta do mesmo no chão e observe. O tênis deve se flexionar nas mesmas partes que seu pé.

Para ter certeza que aquele tênis é o certo para você, experimente trotar na própria loja mesmo. Se você começar a sentir uma certa câimbra no pé, o jeito vai ser começar a procurar mais.

Conclusão

Achar o tênis ideal para seu pé não é exatamente uma tarefa muito fácil, porém, é uma tarefa extremamente importante para qualquer corredor, seja amador ou profissional. Como já dito, o tênis correto pode evitar lesões e ainda pode te ajudar a evoluir na corrida, mesmo que indiretamente.

Cadarço elástico Coollace Ciacool, são dezoito cores para você combinar com seu tênis, clique aqui!


Compartilhe nas redes sociais: