Carrinho

Ver iten(s)

Quem Somos

Quem somos

Sumário

O início. 1

A empresa. 1

Responsabilidades. 2

CACJ. 2

Sustentabilidade Ambiental 3

Reciclagem.. 3

Parceiros. 3

Sobre o grupo. 4

ITC do Brasil 4

Patina. 4

King do Brasil 4

Ciacool no exterior. 4

O início

Em 2013, o já experiente importador Nicolaas Nienhuys e seu filho Carlos viram na corrida uma grande oportunidade de negócio quando começaram a importar e comercializar Cooltowels, toalhas refrescantes para quem precisa se refrescar, mas não tem tempo de parar o dia a dia.

Entre os maiores clientes estavam executivos, baladeiros e agências de marketing promocional. Porém o público que mais chamou a atenção dos fundadores da Ciacool foram justamente os atletas, mais especificamente os corredores de rua.

Tendo em mente esse público, encontraram o segundo produto da futura marca:

A Coolbelt.

O cinto versátil foi um achado que ainda não existia no país e, para divulgar, pai e filho começaram a fazer aparições em maratonas e eventos de corrida em geral. O produto foi um sucesso e em pouco tempo a dupla já tinha clientes nas maiores cidades do país. Foi aí que perceberam que poderiam investir nos produtos esportivos que hoje conhecemos como os produtos Ciacool.

A empresa

Em todo evento mais e mais clientes vinham com ideias de produtos, opiniões de onde as empresas de roupas de corrida que já existiam estavam errando e sugestões de melhorias. Conversando com todas essas pessoas e se apaixonando cada mais pelo público e pelo mundo da corrida, Nicolaas decidiu começar a própria marca.

Como os dois produtos que eles já tinham eram a Cooltowels e a Coolbelt, apareceu a ideia de transformar tudo em uma marca só. É daí que surgiu o nome Ciacool. O símbolo de infinito representa o movimento e os ciclos sem fim que fazem o atleta um corredor melhor e a Ciacool uma marca que quer sempre melhorar para seus clientes e parceiros.

O ano de 2014 foi marcado com o início dos trabalhos para realizar esse sonho que foi alimentado por mais de um ano. Aos poucos, a família Ciacool começou a crescer e com isso o sonho de um pai e um filho virou o sonho de outras pessoas, inclusive entre os novos colaboradores.

A empresa começou como um “projeto paralelo” da já consolidada ITC do Brasil, empresa especializada em importação de produtos agropecuários que funciona desde 1994. Por isso, no começo, a equipe de escritório da Ciacool era pequena e se misturava com a equipe da ITC, é aí que foi criado o Grupo ITC do Brasil.

Já a indústria da empresa se localizava em outro prédio, com apenas três costureiras e os equipamentos necessários para começar.

Cinco anos depois, em 2020, a empresa já contava com uma sede própria, incluindo um escritório comercial, uma área de marketing, uma fábrica com vinte costureiras e equipamentos de alta tecnologia para que, além de produzir cada vez mais, os produtos saíssem com qualidade esperada pelo comprador.

Responsabilidades

Desde o começo era claro para todo mundo envolvido com a Ciacool que cada pessoa e cada empresa tem uma obrigação com a sociedade e que, sempre que possível, é necessário ajudar quem precisa.

Por isso, desde 2017 a Ciacool mantém uma parceria com a CACJ – Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem da cidade de Castro, no Paraná, onde está localizada a sede da nossa empresa.

Além disso, também é importante para a empresa ajudar o meio ambiente. Pensando nisso, a diretoria da empresa começou a pensar em formas de diminuir os impactos negativos que o próprio negócio tinha no mundo.

Foi assim que acabaram fechando negócio com o eureciclo e começaram a investir pesado em energia solar.

CACJ

O CACJ – Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem (CACJ) foi criado com o intuito de combater a fome, a negligência, os direitos violados, a carência e o uso de drogas entre crianças e adolescentes. O Centro faz parte da Associação de Assistência Social de Castrolanda.

A Ciacool ajuda a instituição doando parte do faturamento mensal. Em média 255 crianças são beneficiadas por mês, participando das atividades desenvolvidas pela instituição, tais como desenvolvimento de práticas éticas e de cidadania, geração de consciência social e estimulação à participação destas crianças em atividades culturais e esportivas.

Sustentabilidade Ambiental

O grupo preza pela sustentabilidade ambiental, por isso no foi instalado um sistema de energia autossustentável. Os painéis solares fotovoltaicos instalados na sede da ITC geram toda a energia que é utilizada em todas as operações, seja no escritório ou na indústria, na Ciacool ou na ITC do Brasil.

A energia solar é conhecida como fonte limpa, o seu processo de criação de energia elétrica a partir da energia solar não emana dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2), esses são gases poluentes prejudicial à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global.

A produção de energia solar ocorre com a captação da radiação solar, por isso, quanto maior a incidência solar no local, maior será a produção de energia. Os painéis solares captam a luz, gerando energia elétrica em corrente contínua. A energia solar instalada traz diversos benefícios para a empresa tanto do ponto de vista financeiro como ambiental.

O grupo trata o consumo de energia com muita atenção, se orgulham em poder contribuir com as melhores práticas, e provar que empresas são capazes de produzir e consumir energia limpa e sustentável.

Reciclagem

O Grupo ainda incentiva constantemente a reciclagem de materiais na Indústria e nos escritórios, o lixo é seletivo, plástico, papelão, papéis e tecido. Esses resíduos são direcionados a empresas especializadas na reutilização do material.
A Ciacool possui também parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – Cras em Castro, para dar um destino criativo aos resíduos industriais como as sobras de retalhos. Em tempos de pandemia do COVID-19 essa destinação foi interrompida.

Em 2021 foi fechado negócio com o eureciclo, uma empresa que ajuda centros de reciclagem pelo país inteiro. Com essa parceria, temos a capacidade de compensar 200% do impacto ambiental que nossas embalagens causam ao meio ambiente.

O projeto já conta com mais de 3.100 empresas de todos os setores, ajuda 110 operadores parceiros e já tem mais de 180mil toneladas de lixo compensado.

Parceiros

Além de ser conhecida fora do Brasil, a Ciacool está presente nos quatros cantos do Brasil. Conta com mais de 45 parceiros, atletas e influencers, além de mais de 55 lojas espalhadas em 45 cidades e esses números estão aumentando a cada dia, não apenas pelo sucesso, mas também pela qualidade dos produtos que são entregues aos clientes.

A Ciacool patrocina o atleta Trajano Neto. Trajano, que tem deficiência visual, é campeão em lançamento de dardo e arremesso de peso no Circuito Brasil Loterias Caixa organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Está ranqueado entre os melhores do Brasil, em 2° lugar do dardo e 6° no arremesso de peso.

Sobre o grupo

Contando com mais três empresas por enquanto - ITC do Brasil, Patina e King do Brasil -, o grupo ITC do Brasil sempre procura novos horizontes para explorar. Apesar de serem do mesmo grupo, as empresas se diferem bastante na área de atuação.

ITC do Brasil

Atuando no segmento de importação e venda de produtos e insumos agropecuários, essa empresa foi a primeira criada. Por ser formado em agricultura tropical, Nicolaas percebeu que muitas técnicas e equipamentos do seu país natal, a Holanda, poderiam ser bem utilizados no país do seu coração, o Brasil.

Foi então que, junto com sua esposa Ina Nienhuys, começou a importar esses equipamentos para vender para o vasto público de produtores rurais do país.

Patina

A segunda empresa do grupo, a Patina foi criada como um complemento da ITC do Brasil, mas dessa vez voltada para a produção própria de produtos agropecuários e venda de produtos e equipamentos nacionais. A empresa tem esse nome em homenagem ao seu filho mais novo, Patrick Nienhuys e sua já mencionada esposa, Ina Nienhuys.

King do Brasil

Morando em Castrolanda, uma das maiores comunidades holandesas do Brasil, a família Nienhuys nunca perdeu contato com o país de origem, assim como muitos dos holandeses morando na área. Levando isso em consideração, é de se esperar que essas pessoas tenham alguma memória afetiva com a bala KING, a pastilha de hortelã pimenta mais famosa do país europeu, conhecida por 99% dos holandeses.

Pensando nisso e na dificuldade que essas pessoas tinham em encontrar esse produto, surgiu a King do Brasil, a representante brasileira da marca.

Já nos primeiros meses, a representante vendeu balas para as seis maiores colônias holandesas do Brasil (Holambra I, Holambra II, Castrolanda, Arapoti, Carambeí e Não-Me-Toque).

Ciacool no exterior

Para completar, a Ciacool já expandiu o alcance para outros países e continentes.

A marca já é vendida para a Europa, mais especificamente aos nossos colegas portugueses. De lá, os produtos são espalhados para Portugal, Espanha e França.

Além de mandar o produto para o continente do outro lado do oceano, há planos de expandir nosso alcance aqui dentro do nosso próprio continente americano e para o berço de muitos dos maiores corredores que conhecemos:

O continente africano.

missao

Missão

Nossa missão é transformar cada pessoa, independente de qualquer coisa, em sua melhor versão por meio do esporte, especialmente a corrida de rua


visao

Visão

O esporte é uma das melhores formas de cuidar do corpo e da mente, por isso precisamos sempre incentivar o exercício físico para todos